sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Linux, GNU/Linux, Unix... o que é isso tudo?

Fala galera, hoje vamos falar um pouco sobre software livre, não só um conjunto de palavras... Muito além disso, é uma ideia, um ideal a ser seguido. As vezes não temos idéia de como algo é importante, so quando o perdemos. Para que isso não aconteça com o software livre, temos que ajudar também! Mas ai você me pergunta: "Mas como eu posso ajudar? Isso nao tem nada a ver comigo! por que devo me preocupar?". A essas pessoas que pensam assim eu realmente peço que leiam esse post por completo, a sua ajuda não só é indispensável como você poderá convencer outras pessoas da mesma coisa.

Software Livre
Aqueles que se interessarem pela história eu recomendo que vejam
aqui, mas so para efeito de explicar o conceito, o software livre foi nada mais do que uma idéia que surgiu na cabeça de um cara que achou que tudo podia ser diferente. Em uma época que homens ainda eram homens e conseguir drivers para algum dispositivo aconteceria só se você os fizesse, os softwares proprietarios dominavam o mundo, isso é injusto a julgar o fato que o conhecimento tem que ser partilhado, não adianta nada eu saber alguma coisa pra mim mesmo, pensando nisso Linus Torvalds criou através de seu ideal e habilidade um sistema operacional a partir do Minix (que era livre na época para alterações), que é o Linux. Isso mesmo, o Linux representa só a parte do núcleo do sistema, aquilo que se comunica diretamente com o hardware. Na mesma época, havia uma empresa que criava pacotes de software conhecida como GNU, sendo eles utilitários, pacotes pra escritório, planílha eletrônica, enfim todo o tipo de software, a qual tentou pedir o código para fazer um driver para uma empresa proprietária e não foi habilitado a fazer pois a empresa se recusou, enfim o que faltara para que seu "quase sistema" viesse a ser lançado era justamente o núcleo de um sistema operacional. Foi que os dois se uniram formando o que conhecemos como GNU/Linux. GNU/Linux é nada mais que a união de uma empresa que faz pacotes de software livre de todo o tipo (GNU) rodando em cima do núcleo Linux. Então quando ouvimos falar do Linux, provavelmente a pessoa está se referindo ao sistema completo (GNU/Linux), que não deve se esquecer de ser mencionado pois ambos tiveram muita importancia no que conhecemos hoje como software não proprietário.

Hoje, centenas (senão todos) de servidores mais importantes de todo o mundo são movidos a software livre, porque são mais seguros, são mais estáveis para o que eles são construidos e melhor, são adaptaveis a cada caso, sem a necessidade de aderir a um padrão definido. Além de tudo isso, essas alterações - que colocaram os servidores que suportam a internet ai na sua casa pela qual você está lendo esse blog - são totalmente grátis, de forma a dar a liberdade suficiente. Hoje é possível para aqueles que entendem um pouco a mais, fazer um sistema operacional quase perfeito para seu tipo de hardware, e também na parte gráfica, tornando assim a idéia de aderir e se especializar no GNU/Linux muito mais atraente. Pense nisso e divulge, afinal o conhecimento (software livre) foi feito pra ser divulgado e disceminado. Não seja mais um dessas pessoas que implantam quase que uma religião, fazendo lavagem na sua cabeça dizendo: "Você não pode ir para o novo, você precisa ficar no velho!". Abra sua mente e tente o GNU/Linux pelomenos para testar, garanto que você vai ter uma idéia completamente difeerente quanto a sistemas operacionais!

Anos ineiros de luta contra o software pago resultaram nisso que vivemos hoje, um mundo teoricamente livre, vamos contribuir para que continue assim!



Você que não acreditava que podia fazer diferença, agora pense... O software livre é um bem tão grande quanto o Google (que é sustentado por servidores rodando Unix) então vamos divulgar essa idéia para nossos conhecidos, mas não esqueça de dar crédito a todos que merecem (GNU).

Se quizer encontrar uma distribuição do GNU/Linux que é a sua cara então entre num dos maiores sites de GNU/Linux do Brasil clicando
aqui.



E não se esqueçam, eles estão por ai mas nós estamos de olho!!! hauhauahuah Pense nisso!


Fluxograma de sua crença: aqueles que deixam você pensar v.s. aqueles que não te deixam ser livre

Nenhum comentário: