quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Tour

Primeiro post. Então iremos desvirginar o blog da tecnologia.


Empresas que são conhecidas mundialmente na rede de tecnologia e no mundo globalizado como gigantes da informática.
Apple e IBM, primeiras no mercado. IBM com seus processadores e excelentes máquinas, o próprio nome fala por si. Apple uma das primeiras com interface pc (ou segunda, a história é muita intrigante). Logo depois veio a Microsoft. Mais barata e fazia tudo que um Apple fazia, então o dono dela se tornou o homem mais rico do mundo. Se o mundo evoluiu, os computadores, a tecnologia evoluiu e o resultado foi que tudo gira ao redor dela.
Esses 3 viviam em perfeita harmonia até que nasceram duas empresas que vieram para acabar com barreiras economicas e espalhar a tecnologia para o mundo, não só tecnologia, mas também informação.
O Google a maior empresa que cresceu em menos tempo no mundo. Quem aqui que nunca pesquisou no Google que atire seu pc pela janela. Hoje, na verdade, o Google é um pastor, e provém informações para nada nos faltar. O que você quer, você encontra, e o melhor é que é um serviço gratuito, quebrando o paradigma de um mundo pago e de licenças feito por essas empresas gigantes do mercado tecnológico.
Agora uma grande, que é pouco conhecida é a Sun. Nascida de uma universidade, tem um propósito de evangelizar sua cultura. Não uma religião, podemos dizer que, um 'OPEN MIND'. Faz softwares, e distribui gratuitamente pelo mundo. O OpenSolaris é um concorrente do Windows (Microsoft) e Leopard (Apple). Na parte de hardware faz super-servidores e supercomputadores, esses a Sun vende, pois para se fabricar essas máquinas são necessários recursos altos, mas briga nesse mercado com a IBM. E na área de programação temos Java, Ruby, Groovy e entre outros que vieram também "de grátis" para nós, mortais, desfrutar, aprender e viver de uma tecnologia compartilhada para todos. É o chamado OpenSource, programas livres que estão dando a programadores mais liberdade, facilidade e acessibilidade. Porém, poucas possoas o conhecem.
Fui no evento SunTechDays da Sun e pouca gente foi e sequer a imprensa estava lá. Não vi nada em jornais ou internet sobre o evento. Está certo que ainda a Sun é pouco conhecida, somente quem é do ramo sabe e talz, mas para um país que precisa crescer e que também precisa investir, se não tiver um incentivo a roda trava....
Então o que temos que fazer, nada mais é que, evangelizar o mundo. Começando com nós mesmos.
A tecnologia é tão diversificada que existem vários caminhos para se dar bem, quer dizer, lidando com tecnologia a pessoa só se dá bem. Incentivo a tecnologia, que hoje, não vivemos sem. Então pode-se ter evolução, desenvolvimento e crescimento de uma cultura voltada a tecnologia. Agora basta só o Brasil (nós) não deixar(mos) a oportunidade passar, e montar nesse cavalo arriado que só passa uma vez. E quem sabe poderemos ter donos de Googles, Suns, e outros que podem surgir por aí.

Nenhum comentário: