quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Netbeans 6.5 (breve)

A linguagem do momento é o Java e está em alta há um tempinho já. Agora com uma ferramenta ainda melhor , o Netbeans 6.5 . Não se trata aqui de um " jabá ou merchan", mas sim de uma evolução em termos de programação.
Primeiramente vamos falar o que é Java ; Basicamente constitui-se de uma linguagem de programação e um programa para execução chamado de máquina virtual ou virtual machine. Quando programa-se em Java usa-se a linguagem de programação Java e um ambiente de desenvolvimento Java para gerar um software que será executado em um ambiente de distribuição Java. Tudo isso é a tecnologia Java.
Agora para programar em Java, o programa mais utilizado e popular (nessa área) é o Netbeans.
Antes estava na versão 6.1 e agora na 6.5, está ultima que está cheia de novidades para a programação orientada a objeto.
O arsenal ficou maior, mais fácil e rápido de manusear, criar e executar. Novas ferramentas que estão agregadas nele que fiquei mesmo bobo de ver algumas demonstrações. Agora com essas ferramentas como Java fx ( auxilia na criação de animação, tanto para web quanto para softwares), interação com php (linguagem web), ruby and rails (linguagem de programação orientada a objeto também), groovy and grails (desenvolvedor de aplicativos e aplicação web) , glassfish v3 ( um apoio para criação de scripts), c, c++ (linguagens de programação, baixo nível), Java ME (aplicativos moveis) e uma nova interface com o usuário (IDE).
Tudo isso veio para facilitar a vida do programador e trazê-lo mais, não só ele, mas todos, perto da linguagem Java.
A nova versão veio com mais aplicativos e mais rápida, apesar de ser uma versão beta, funciona melhor (desempenho) em relação a sua ultima.
Em comparação de tempo a ultima teve uma otimização de mais ou menos 20% de ganho de desempenho. Testado em um computador Core 2 duo 3,00 ghz 2gbram, 250 hd, Geforce 8500gt.
Uma dúvida que surgiu foi a de o Java poderia substituir o flash, pois a ferramenta JavaFx permite-lhe criar animações para web, celular, etc e tudo isso apenas em java, sem segredos, mistérios ou indagações. É possível ,um fazer infinito, de aplicativos para diversos fins, e o Java está como um "faz tudo" na área da programação tanto software, web e gráfica.
Potencial a Linguagem Java e suas ferramentas têm, agora se irá dominar esse mundo tecnológico depende somente de nós, programadores.

Nenhum comentário: